sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Critica Social

Na minha opinião o assunto e as questões sociais que o livro retrata em profundidade são,em longa medida,os mesmos que ainda acontecem hoje na cidade da Bahia e em muitas outras cidades do Brasil.
Este romance ainda comove e faz pensar nas crianças desvalidadas,nas crianças de rua,nas crianças abandonadas,quase todas órfãs de pai e mãe,filhos da miséria e do abandono.
Atiradas á marginalidade,elas roubam e cometem outros delitos para sobreviver. Detidas,são submetidas á humilhação,ao castigo,á tortura.
A diferença de antigamente e agora ,é que antigamente as crianças roubavam para sobreviver e agora as crianças roubam para alimentar o seus vícios pelas drogas.
Mas até certo ponto,as raízes do problema são as mesmas:a ausência da família e da escola,se torna mais grave pela vida que eles levam nas favelas e cortiços de tantas cidades.
“Os Capitães da Areia ainda estão presentes nos dias de hoje”

Capitães da Areia retrata a infância difícil dos meninos de rua.

O romance, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida marginalizada , mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer crianças.    
A primeira parte apresenta o local em que as ações transcorrerão.Um trapiche abandonado,a beira-mar,que no passado foi um local movimentado e agora está sujo e infestado de ratos.Foi freqüentado inicialmente pela marginalia,até ser tomado pelo bando dos Capitães da Areia.
Num velho trapiche abandonado,as crianças dormem,ao contrario de outros grupos espalhados pela cidade,os Capitães da Areia têm um líder,seguem normas e,principalmente,obedecem a um chefe que cumpre o papel de manter um lar para as crianças que ali vivem.
Pedro Bala,quase naturalmente surge como um líder e tem o papel de harmonizar,manter a ordem e,de certa maneira,ensiná-los a agir sob certas circunstancias.
O ápice da primeira parte vem em dois momentos quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade,e experimenta as sensações infantis;e quando a varíola ataca a cidade e acaba matando um deles.
A segunda parte relata a história de amor que surge quando Dora se torna a primeira Capitã da Areia.Apesar de inicialmente os garotas tentarem estrupá-la,Dora vira uma espécie de mãe pra eles.
Pedro Bala estaria disposto a pensar num futuro mesmo que próximo,e desta forma ultrapassar o sentimento. Bem como era uma espécie de estrela,que por sua guiou e fez sonhar Pedro Bala com simplesmente o seu amor.
Mostra a desintegração dos líderes.Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia;Professor parte para o Rio de Janeiro onde torna-se um pintor de sucesso;Gato se torna um malandro de verdade,abandonado eventualmente sua amante Dalva,e passando por Ilhéus;Pirulito se torna frade;Padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior,e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do sertão;João Grande torna-se marinheiro;Querido-de-Deus continua sua vida de capoeirista e malandro;Pedro Bala,cada vez mais fascinado com as histórias de seu pai sindicalista,vai se envolvendo com os doqueiros e finalmente os Capitães da Areia ajudam numa greve.
Pedro Bala abandona a liderança do grupo mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque.Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães da Areia e se torna um líder revolucionário comunista.